SEÇÕES

EUA divulgam primeiras imagens de navios de guerra perto da Venezuela; veja

Governo Trump liberou imagens de embarcações enviadas ao Caribe sob justificativa de combate ao tráfico, mas especialistas apontam perfil de ataque militar.

Navio anfíbio USS Iwo Jima navegando no mar do Caribe em 28 de agosto de 2025 | Foto: Logan Goins/Marinha dos Estados Unidos
Siga-nos no

O governo dos Estados Unidos tornou públicas, nesta terça-feira (2), as primeiras fotos dos navios de guerra enviados ao Caribe, já posicionados próximos à costa da Venezuela. As imagens mostram o navio de assalto anfíbio USS Iwo Jima e os navios-doca USS San Antonio e USS Fort Lauderdale, embarcações equipadas com mísseis, canhões e capacidade de transporte de tropas.

Segundo o Exército norte-americano, as fotos foram registradas no final de agosto, mas só agora divulgadas por razões estratégicas.

VEJA AS FOTOS:

Maduro reage

Na segunda-feira (1º), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que as oito embarcações enviadas pelos EUA estão “apontadas” para o país e prometeu resistência em caso de agressão.

“Se a Venezuela for agredida, passaria imediatamente ao período de luta armada em defesa do território nacional e da história e do povo da Venezuela”, declarou.

De acordo com o governo venezuelano, a frota inclui sete navios de guerra, um submarino de ataque e cerca de 1.200 mísseis.

Pretexto e questionamentos

A Casa Branca afirma que a operação visa combater cartéis de drogas na América Latina, tratados como organizações terroristas pelos EUA. No entanto, analistas contestam o argumento.

“Se você olhar o tipo de equipamento que foi enviado pra Venezuela, não é um equipamento de prevenção ou de ação contra o tráfico. É claramente um equipamento de ataque e invasão”, avalia o cientista político Carlos Gustavo Poggio, professor do Berea College, nos EUA.

O poderio da frota

Entre as embarcações deslocadas estão os destróieres USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson, da classe Arleigh Burke, com mais de 90 mísseis cada e sistema de combate Aegis. Há também o cruzador USS Lake Erie, com arsenal de mísseis Tomahawk, Standard e Harpoon.

O USS Iwo Jima se destaca como navio de assalto anfíbio, capaz de operar caças F-35B e helicópteros, além de transportar tropas e veículos de desembarque. O reforço inclui ainda o submarino nuclear USS Newport News, da classe Los Angeles, armado com torpedos e mísseis de cruzeiro Tomahawk.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também