O governo dos Estados Unidos tornou públicas, nesta terça-feira (2), as primeiras fotos dos navios de guerra enviados ao Caribe, já posicionados próximos à costa da Venezuela. As imagens mostram o navio de assalto anfíbio USS Iwo Jima e os navios-doca USS San Antonio e USS Fort Lauderdale, embarcações equipadas com mísseis, canhões e capacidade de transporte de tropas.
Segundo o Exército norte-americano, as fotos foram registradas no final de agosto, mas só agora divulgadas por razões estratégicas.
VEJA AS FOTOS:
Maduro reage
Na segunda-feira (1º), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse que as oito embarcações enviadas pelos EUA estão “apontadas” para o país e prometeu resistência em caso de agressão.
“Se a Venezuela for agredida, passaria imediatamente ao período de luta armada em defesa do território nacional e da história e do povo da Venezuela”, declarou.
De acordo com o governo venezuelano, a frota inclui sete navios de guerra, um submarino de ataque e cerca de 1.200 mísseis.
Pretexto e questionamentos
A Casa Branca afirma que a operação visa combater cartéis de drogas na América Latina, tratados como organizações terroristas pelos EUA. No entanto, analistas contestam o argumento.
“Se você olhar o tipo de equipamento que foi enviado pra Venezuela, não é um equipamento de prevenção ou de ação contra o tráfico. É claramente um equipamento de ataque e invasão”, avalia o cientista político Carlos Gustavo Poggio, professor do Berea College, nos EUA.
O poderio da frota
Entre as embarcações deslocadas estão os destróieres USS Gravely, USS Jason Dunham e USS Sampson, da classe Arleigh Burke, com mais de 90 mísseis cada e sistema de combate Aegis. Há também o cruzador USS Lake Erie, com arsenal de mísseis Tomahawk, Standard e Harpoon.
O USS Iwo Jima se destaca como navio de assalto anfíbio, capaz de operar caças F-35B e helicópteros, além de transportar tropas e veículos de desembarque. O reforço inclui ainda o submarino nuclear USS Newport News, da classe Los Angeles, armado com torpedos e mísseis de cruzeiro Tomahawk.