EUA corta repasse que fazia a agência da ONU suspeita de ligação com o Hamas

O corte do financiamento foi anunciado pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller

EUA corta repasse que fazia a agência da ONU ligada ao Hamas | MAHMUD HAMS / AFP
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nesta sexta-feira (26) o governo dos Estados Unidos anunciou a suspensão temporária dos repasses monetários que fazia para a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (Unrwa, em inglês) após suspeita de apoio de alguns membros ao Hamas.

A Unrwa disse que vai abrir uma investigação para apurar o caso, a suspeita é que alguns funcionários da agência teriam participado dos ataques de 7 de outubro do Hamas em Israel. Desde o acontecido o país tem travado um embate sangrento contra a Palestina, alegando combater o Hamas. 

O corte do financiamento foi anunciado pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller. A mensagem foi divulgada pelo representante no site oficial do Departamento de Estado. "O Departamento de Estado suspendeu temporariamente o financiamento adicional para a Unrwa enquanto analisamos estas alegações e as medidas que as Nações Unidas estão a tomar para as resolver", disse.

O porta-voz ainda destacou em nota que a Unrwa deve tomar medidas apropriadas em caso de confirmação da participação dos membros no ataque a Israel. O comissário-geral da Unrwa, Philippe Lazzarin, disse que qualquer membro será punido “inclusive através de processos criminais".

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES