EUA: Câmara aprova início de processo de impeachment do presidente Joe Biden

Acusação dos Republicanos é de que o presidente teria obtido lucro com os negócios da família no exterior

Câmara dos EUA inicia abertura de processo de impeachment contra Joe Biden | Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Nos Estados Unidos, Câmara Federal aprovou o início da abertura do processo de impeachment contra o presidente Joe Biden. O pedido de abertura de inquérito estava tramitando na Casa deste setembro, por iniciativa do então presidente da Câmara, o deputado republicano Kevin McCarthy.

Desde setembro a Câmara tem realizado diversas deliberações no processo que culminou na abertura do inquérito nesta quarta-feira, 13. Os comitês que lideram a investigação interrogou vários funcionários do Departamento de Justiça e da Receita Federal dos EUA, ao mesmo tempo que obteve muitos documentos e novos registros bancários, inclusive de membros da família Biden.

A formalização, segundo integrantes do Partido Republicano, fortalece as intimações e a posição legal do inquérito. Os membros do Partido Republicano no Comitê de Regras da Câmara também argumentaram que a medida foi uma resposta à obstrução do governo em entregar os documentos solicitados.

Um dos comitês que lidera a investigação, concentrou-se nas negociações comerciais estrangeiras de Hunter Biden e procurou fazer conexões com o pai, Joe Biden. Nas fases iniciais da investigação, interrogaram cinco pessoas e emitiram nove intimações bancárias, mas aumentaram a emissão de nove intimações para depoimentos no último mês.

O comitê liderado pelos republicanos divulgou um documento na semana passada mostrando o pagamento da entidade empresarial de Hunter Biden, a Owasco PC, a Joe Biden quando ele não estava no cargo, mas omitiu evidências de que o filho do presidente estava reembolsando o pai por um carro.

Também houve dois cheques pessoais do irmão do presidente, James Biden, para Joe Biden quando ele não estava no cargo, que o comitê divulgou. Contudo, as evidências disponíveis sugerem que se tratava de reembolsos de empréstimos.

Embora estes pagamentos estejam muito longe das acusações de que o presidente lucrava com os negócios no exterior da sua família, a existência dos cheques forneceu combustível aos adversários políticos e à base de extrema-direita do Partido Republicano.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES