EUA: Trump deixa a Casa Branca para a posse de Joe Biden

Apenas mil pessoas poderão presenciar essa parte da cerimônia: os membros do Congresso e um acompanhante de cada um.

EUA: Biden assume presidência e posse não terá Trump nem multidão | AP Photo/Andrew Harnik
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

ATUALIZADA AS 10H40

A presidência de Joe Biden começa oficialmente nesta quarta-feira (20), após ele fazer seu juramento, ao meio-dia (14 horas em Brasília). Mas esta será apenas uma parte da longa cerimônia, bastante diferente das anteriores, Sem uma grande multidão, devido à pandemia de coronavírus, e sem seu antecessor, Donald Trump, que continua não lidando muito bem com a derrota eleitoral. Informações do G1.

O presidente dos EUA, Donald Trump, deixa a Casa Branca e embarca no helicóptero da Presidência ao lado da primeira-dama Melania. O helicóptero presidencial chega à Base Andews, em Maryland. O presidente dos EUA, Donald Trump, embarcará em instantes pela última vez no Air Force One. 

Donald Trump conversa com jornalistas pela última vez na Casa Branca. Ele será o 1º presidente dos EUA a faltar à posse do seu sucessor em mais de 150 anos.

O presidente dos EUA, Donald Trump, deixa a Casa Branca ao lado da primeira-dama Melania Trump (Foto: Alex Brandon/AP) 

Donald Trump discursa na Base Andews pela última vez como presidente dos Estados Unidos. O presidente americano diz que, se não fosse a pandemia do novo coronavírus, os números da economia seriam ainda melhores. 

Trump passa a palavra para a primeira-dama dos EUA, Melania Trump. Em um breve discurso, ela afirmou a apoiadores que "ser a sua primeira-dama foi a minha maior honra". "Muito obrigado, vocês vão sempre estar nos meus pensamentos", afirmou Melania.

Posse de Biden

Joe Biden inicia o dia indo a uma missa na Catedral de São Mateus, o padroeiro das autoridades. Católico praticante, o presidente eleito convidou os líderes do Congresso, e terá a companhia da presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, do líder democrata no Senado, Chuck Schumer, e dos líderes republicanos de ambas as casas, Kevin McCarthy (Câmara) e Mitch McConnell (Senado).

A invocação será feita pelo padre Leo J. O’Donovan, um antigo amigo da família Biden, e o juramento de fidelidade será lido por Andrea Hall, bombeira há 28 anos e primeira mulher afro-americana na história do Departamento de Bombeiros e Resgate da Cidade de South Fulton, em Fulton County, Geórgia, a ser promovida ao posto de Capitã dos Bombeiros em 2004.

Lady Gaga, amiga de longa data de Biden e sua parceira em uma campanha contra violência sexual em 2017, canta o hino nacional. Haverá também a leitura de uma poesia por Amanda Gorman e uma apresentação musical da cantora Jennifer Lopez.

Apenas mil pessoas poderão presenciar essa parte da cerimônia: os membros do Congresso e um acompanhante de cada um. Nas posses anteriores, eram distribuídos 200 mil convites.

Para substituir os cidadãos que não puderam viajar a Washington D.C para acompanhar pessoalmente a posse, foram distribuídas cerca de 191.500 bandeiras, de tamanhos variados, incluindo algumas representando todos os estados e territórios, além de 56 pilares de luz. Eles cobrem desde o National Mall até a 13th Street.

EUA: Biden assume presidência e posse não terá Trump nem multidão - Foto: Carlos Barria/Reuters 

Após discursar pela primeira vez já como presidente dos Estados Unidos, Biden, ao lado de Harris, será acompanhado por chefes militares até o lado oposto do Capitólio. Na Fachada Leste acontece a passagem de tropas em revista, uma tradição militar que reflete a transferência pacífica de poder para um novo comandante-chefe, cargo ocupado pelo presidente.

A parada seguinte, no início da tarde, é uma visita ao cemitério militar de Arlington, onde Biden e Harris terão a companhia dos ex-presidentes Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton para depositar uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido.

O ponto final será a Casa Branca. Quando se aproximarem de sua residência oficial, o novo presidente e a primeira-dama, Jill, farão parte do percurso a pé, junto com representantes de todos os ramos das forças armadas.

Já na Casa Branca, Biden inicia oficialmente seu mandato assinando seus primeiros decretos.

O tradicional baile de gala, realizado na noite da posse, também foi suspenso devido à pandemia. Ele foi substituído pelo especial “Celebrando a América” que será transmitido online e por várias emissoras de TV, com a participação do presidente, da vice, e de diversos artistas, como Lady Gaga, Jennifer Lopez, Jon Bon Jovi, Demi Lovato, Justin Timberlake e Bruce Springsteen. A apresentação é de Tom Hanks e o programa terá 90 minutos de duração, com início às 20h30 (22h30, em Brasília).


Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES