Uma mulher se arriscou ao enfrentar bandidos que tentavam levar sua bolsa com a única cópia da sua dissertação de mestrado, na África do Sul. Câmeras de segurança flagraram o momento em que os assaltantes se aproximam de carro, abordam a estudante e se surpreendem com a resistência da vítima, que não larga os pertences.
Noxolo Ntusi, de 26 anos, segurou a bolsa com as duas mãos e conseguiu evitar que dois homens a roubassem, nesta terça-feira. Primeiro, ela encarou o assaltante armado, que recebeu ajuda do cúmplice diante da dificuldade. Mesmo com uma arma na cabeça da sul-africana, a coação dos assaltantes foi em vão.
"Eu só pensava na dissertação. Eu estou quase terminando. Não ia deixar eles levaram de jeito nenhum", destacou à emissora britânica "BBC" a estudante, que reconheceu a reação como "não muito esperta".
Ante a resistência da vítima, os homens desistiram de levar a bolsa e fugiram de carro com a lancheira da estudante, que havia caído no chão durante a disputa. Noxolo aconselhou outros estudantes que passem pela mesma situação a não agirem como ela. "Você sempre pode reescrever (a tese)", frisou.
Segundo a imprensa sul-africana, Noxolo é cientista do Serviço Laboratorial Nacional de Saúde. Ela andava pelo subúrbio de Auckland Park com o arquivo da tese de mestrado sobre zoologia molecular em um disco rígido. Era a única cópia do trabalho, quase finalizado. Perder o arquivo significaria, segundo ela, a necessidade de pedir a extensão do curso em um ano.
A estudante acredita que os suspeitos tentavam colocá-la no carro, mas ela "conseguiu se fazer pesada e eles desistiram".
A polícia local conseguiu prender os assaltantes, que portavam uma pistola de gás.