O estudante de arte Clayton Pettet, de 19 anos, causou controvérsia na Inglaterra ao divulgar um projeto chamado "Art school stole my virginity" (em português, a escola de arte roubou minha virgindade). O aluno da universidade St. Martins diz que vai fazer sexo gay pela primeira vez na performance, diante do público, em um espaço para cem pessoas na região Leste de Londres.
O jovem diz que quer, com o projeto de arte, "debater o estigma da virgindade". "Culturalmente, damos muito valor à ideia de virgindade, então decidi usar a minha - e a perda dela - para criar uma obra que, na minha opinião, vai estimular um debate e questões interessantes sobre o assunto", ele disse ao tabloide inglês Daily Mail, em edição desta sexta-feira (25).
Clayton diz planejar há três anos a performance, que pretende realizar com um amigo. Ele criou um site para divulgar o projeto. Ele disse ao "Daily mail" que não contou sobre o projeto aos seus pais.
Segundo o "Daily mail", a performance recebeu críticas de movimentos gays ingleses por banalizar a arte e o sexo. Para representante do Movimento de Gays e Lésbicas, "o projeto não é arte e torna barata a relação especial que existe entre pessoas que se amam".
Aescola de arte St. Martins, onde estuda Clayton, já teve como alunos os estilistas Stella McCartney e John Galliano e os cantores Jarvis Cocker, da banda Pulp, e M.I.A.