Um estudante de apenas 12 anos de idade levou uma arma de fogo para dentro de uma sala de aula e abriu fogo contra outros alunos, na manhã desta terça-feira (02) em uma escola chamada Viertola, situada no subúrbio de Helnsique, no Norte da Finlândia. Uma criança morreu e outras duas ficaram gravemente feridas.
O que se sabe até agora: o MeioNews.com obteve acesso às informações divulgadas pelas autoridades locais que indicam que o estudante de 12 anos fugiu do local após o crime, mas foi detido pelas autoridades minutos depois. Cerca de 800 alunos são matriculados na unidade de ensino desde o 1º ano até o 9º ano do ensino fundamento, e 90 funcionários estavam trabalhando. A polícia ainda não divulgou informações sobre o motivo do ataque. O adolescente pode enfrentar acusações de homicídio e tentativa de homicídio.
O que dizem as autoridades: segundo o informado pelo chefe do departamento de polícia de Uusimaa Oriental, durante entrevista coletiva, a arma do crime estava registrada no nome de um parente do acusado. O morto foi um aluno da 6ª série. "Hoje, depois das 9h, ocorreu um tiroteio em uma escola, no qual um aluno da sexta série da escola morreu e outros dois ficaram gravemente feridos”, disse Ilkka Koskimaki, chefe do departamento de polícia.
O primeiro-ministro finlandês, Petteri Orpo, lamentou a situação em sua conta na rede social X (antigo Twitter) e prestou solidariedade às famílias e à comunidade escolar. “A cena do tiroteio em Vantaa choca profundamente. Os meus pensamentos estão com as vítimas, os seus entes queridos e os restantes alunos e funcionários da escola Viertola. Estamos acompanhando a situação de perto e aguardando informações atualizadas das autoridades”.