“Estou morrendo”, diz Pepe Mujica ao revelar que câncer está se espalhando

Após 32 sessões de radioterapia para tratar o tumor, Mujica anunciou que não pretende se submeter a mais nenhum tratamento e pediu aos médicos que não prolonguem seu sofrimento

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica | Getty Images
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Em entrevista ao veículo uruguaio Búsqueda, o ex-presidente José “Pepe” Mujica, de 89 anos, revelou que o câncer de esôfago, diagnosticado em 2024, se espalhou por todo o seu corpo. Com informações da MT.

Mujica compartilhou que agora enfrenta também um tumor no fígado e deixou uma mensagem de despedida.

SEM ALTERNATIVAS

“O câncer no esôfago está se espalhando para o meu fígado. Não há nada que eu possa fazer para impedir isso. Por quê? Porque sou idoso e tenho duas doenças crônicas. Não posso passar por tratamento bioquímico ou cirurgia porque meu corpo não suportaria”, declarou.

O ex-presidente tornou público o diagnóstico inicial de câncer em uma coletiva de imprensa em abril do ano passado, explicando que a doença foi descoberta durante um check-up. Na ocasião, ele destacou que o tratamento seria complicado devido a uma condição imunológica que enfrenta há mais de duas décadas.

Em 2021, Mujica foi internado de emergência para uma cirurgia após a ingestão acidental de uma suposta espinha de peixe que ficou presa em seu esôfago. Durante o procedimento, foi identificada uma úlcera na região.

Após 32 sessões de radioterapia para tratar o tumor, Mujica anunciou que não pretende se submeter a mais nenhum tratamento e pediu aos médicos que não prolonguem seu sofrimento, para poupar sua família.

pediu paz

Na entrevista mais recente, ele fez um apelo: “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo terminou. Sinceramente, estou morrendo. E o guerreiro tem direito ao seu descanso”, desabafou.

Desde o diagnóstico em abril, Mujica passou por internações e uma cirurgia no esôfago no final de dezembro. Atualmente, ele vive de forma reclusa em seu sítio, em Rincón del Cerro, zona rural de Montevidéu, onde recebe visitas ocasionais da imprensa e de aliados políticos.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES