A agência Brasileira de Inteligência (Abin) informou que há ameaça de um ataque terrorista por parte do grupo terrorista do Estado Islâmico durante as Olimpíadas de 2016.
O diretor do Departamento de contraterrorismo (DCT) Luiz Alberto Sallaberry revelou que o número de brasileiros que simpatizam com o Estado Islâmico vem aumentando.
Sallaberry disse que a agência está tomado várias medidas para evitar um potencial ataque – incluindo o compartilhamento de informações com as forças de segurança internacionais.
Mas especialistas em segurança alertaram que muitas autoridades brasileiras não têm ideia de quão grande é a fase dos Jogos Olímpicos, que seria de grande potencial para quem deseja semear o terror – seja através de um ataque aos locais de jogos, infraestrutura nas proximidades, aos atletas ou aos mais de 500.000 turistas que são esperados.
O diretor do DCT disse que um tweet ameaçando o Brasil enviado em novembro por Maxime Hauchard – um cidadão francês identificado como um carrasco em vídeos de propaganda ISIS – era genuíno.
O tweet dizia: “Brasil, você é nosso próximo alvo.”
As autoridades em nosso país asseguram que vão permitir que os jogos aconteçam com segurança.