A principal estação de trem de Hamburgo, na Alemanha, foi isolada nessa quarta-feira (2), devido à suspeita de infecção por um perigoso vírus: o Marburg. Dois passageiros, um estudante de medicina de 26 anos e sua namorada, chegavam de Ruanda e apresentavam sintomas semelhantes aos da gripe. O estudante, que havia tratado pacientes com o vírus em Ruanda, prontamente alertou as autoridades sobre sua situação.
Os passageiros foram retirados do trem em uma van de isolamento, acompanhados por uma escolta da Polícia Federal. Eles foram levados ao Hospital Universitário Eppendorf, conhecido por seu tratamento de doenças infecciosas, onde passaram por testes PCR, que resultaram negativos.
RESULTADO NEGATIVO
Apesar do resultado negativo, o estudante permanecerá em observação em uma ala de isolamento por 21 dias, uma vez que teve contato direto com um paciente infectado, mesmo utilizando equipamentos de proteção. Já sua namorada, que não teve contato com doentes, deve ficar internada até o fim da semana.
CASOS EM RUANDA
Ruanda enfrenta um surto do vírus Marburg, que já causou 11 mortes. Desde o final de setembro, foram registrados 36 casos, de acordo com o Ministério da Saúde do país. O vírus Marburg causa febre hemorrágica viral, apresentando sintomas como febre alta, dores de cabeça intensas e mal-estar, que geralmente surgem até sete dias após a infecção, conforme informações da OMS.
Com uma taxa de mortalidade de até 88%, o vírus Marburg é da mesma família que o Ebola e é transmitido aos humanos por morcegos frugívoros, espalhando-se através do contato com fluidos corporais de infectados.
TESTES CLÍNICOS
Nesta quinta-feira (3), o ministro da Saúde de Ruanda anunciou que o país está preparado para iniciar testes clínicos de vacinas e terapias nas próximas semanas. Fique atento para mais atualizações sobre este caso e o surto de Marburg.
Com informações do g1