O acampamento cristão Camp Mystic, no Texas, anunciou nesta segunda-feira (7) a morte de 27 meninas e monitoras em decorrência das enchentes causadas por fortes chuvas na sexta-feira (4). Exclusivo para meninas, o acampamento não detalhou quantas vítimas eram crianças ou monitoras. Dez meninas e uma monitora ainda estão desaparecidas.
O número total de mortes no Texas chegou a 82 na madrugada desta segunda-feira, segundo autoridades locais. Outras 41 pessoas continuam desaparecidas em todo o estado, e as autoridades esperam que esse número aumente nas próximas horas.
As enchentes foram provocadas pelo transbordamento do Rio Guadalupe, que atravessa vários condados do Texas. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA (NWS), o nível do rio subiu cerca de 9 metros em apenas duas horas após chuvas intensas na madrugada de sexta-feira.
A região mais afetada foi a área próxima ao Rio Guadalupe, onde o Camp Mystic foi completamente destruído, de acordo com autoridades locais. Desde então, familiares das alunas e voluntários têm auxiliado as equipes de resgate nas buscas pelos desaparecidos.
As autoridades do Texas alertaram para o risco de novas enchentes nesta segunda-feira, com previsão de chuva até terça (8), segundo o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS). As buscas por vítimas seguem, mesmo com a possibilidade de mais tempestades. O governo classificou a tragédia como uma das piores inundações da história recente do estado.