Algumas empresas americanas estão permitindo que seus funcionários encerrem o expediente semanal na quinta-feira, retornando apenas na segunda-feira. A ideia é disponibilizar turnos apenas 4 vezes por semana.
O site CNN Money levantou uma pesquisa da Sociedade para Gerenciamento de Recursos Humanos que mostrou que 43% das empresas dos Estados Unidos permite que os funcionários tenham uma semana de trabalho mais curta – pelo menos para parte dos empregados.
Mas tais benefícios não são dados a todos, já que somente 10% das empresas que oferecem a iniciativa cumprem a regra para todos os colaboradores.
A pesquisa relatou ainda que 14% das pequenas empresas deixam que quase todos os funcionários escolham entre a semana de cinco ou quatro dias. Entre as grandes companhias, esse percentual cai para 5%.
A ideia com a semana de trabalho mais curta é aumentar a flexibilidade e ganhar benefícios, como explica Nate Reusser, fundador da Reusser Design, companhia de desenvolvimento de aplicativos para internet.
Ele contou que com a semana de quatro dias, todos os funcionários ficam mais motivados a trabalhar mais rápido e focados de forma homogênea à quando eles estão prestes a tirar férias.
Na empresa todos os funcionários trabalham até as quintas, folgando nas sextas, sábados e domingos. A diferença é que a jornada diária é de 6:30h às 17h.
A empresa Basecamp, que trabalha com criação de ferramentas para a internet, permite que os funcionários trabalhem quatro dias por semana entre maio e agosto, mas apenas para os trabalhadores com pelo menos um ano de empresa. A vantagem é que a jornada diária é de 8 horas.