O bilionário Elon Musk, à frente do novo Departamento de Eficiência Governamental dos Estados Unidos, propôs extinguir as moedas de 1 centavo no país. Segundo Musk, o custo de produção das moedas é três vezes maior do que seu valor de face.
Em 2023, a Casa da Moeda norte-americana fabricou mais de 4,5 bilhões de moedas de 1 centavo, representando 40% do total de moedas emitidas no ano. Esse volume gerou um gasto público de US$ 179 milhões (cerca de R$ 1,1 bilhão) apenas com a fabricação desse valor.
OBJETIVO: CORTAR GASTOS
O Departamento de Eficiência Governamental foi criado para acomodar Elon Musk no governo de Donald Trump e tem como principal meta reduzir custos públicos, desburocratizar processos e eliminar regulamentações consideradas excessivas.
"Ou conseguimos tornar o governo eficiente, ou a América vai à falência", declarou Musk na rede social X. Ele também afirmou que todas as ações do departamento serão publicadas online, garantindo "máxima transparência" e permitindo que a população opine sobre os cortes propostos.
TRANSPARÊNCIA COMO FOCO
Musk prometeu ouvir as demandas da população para tornar o governo mais eficiente. "Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou deixando de cortar algo desnecessário, basta nos avisar", afirmou.
O empresário assumiu a pasta com a missão de reestruturar as agências federais e desmantelar burocracias, como já havia sido anunciado por Trump em novembro de 2024.