O Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o bilionário conselheiro da Casa Branca, Elon Musk, discutiram na última quinta-feira (6) sobre a quantidade de cortes de pessoal feitos por Rubio. A conversa ocorreu durante uma reunião de gabinete, na presença do presidente Donald Trump, conforme informou o jornal "New York Times" nesta sexta-feira (7).
O QUE ACONTECEU
O desentendimento aconteceu durante uma reunião em que Trump lembrou aos chefes de seu gabinete que a decisão final sobre pessoal e políticas em suas agências cabe a eles, e não a Musk.
Segundo o jornal, Musk, designado por Trump para cortar grande parte da burocracia federal, acusou Rubio de não ter demitido "ninguém" e de resistir à sua pressão por reduções significativas de pessoal.
Rubio reagiu, afirmando que 1.500 funcionários do Departamento de Estado aceitaram pacotes de aposentadoria antecipada, de acordo com o New York Times. O jornal também relatou que, de forma sarcástica, Rubio questionou se Musk queria que ele recontratasse essas pessoas apenas para demiti-las novamente em um gesto teatral.
A reunião foi convocada após queixas de chefes de agências sobre a abordagem agressiva de Musk, com membros republicanos do Congresso expressando frustração. Alguns enfrentaram críticas de eleitores. Trump negou a reportagem do New York Times quando questionado sobre o assunto na sexta-feira, durante uma sessão com repórteres no Salão Oval.