Deputados italianos trocaram socos no Parlamento nesta quarta-feira (26), enquanto a tensão sobre a adoção um programa duro de reformas econômicas crescia.
Pelo menos dois deputados da Liga Norte, que integra a coalizão de centro-direita do governo, lutaram com membros do partido da oposição FLI, de Gianfranco Fini. Dois deputados agarraram a garganta um do outro enquanto outros parlamentares corriam para separá-los.
A sessão parlamentar foi suspensa por vários minutos depois da briga, que começou por causa das sarcásticas declarações feitas na televisão por Fini, alegando que a esposa do líder da Liga, Umberto Bossi, havia se aposentado aos 39 anos de idade.
Bossi se recusou a fazer mais do que leves concessões às medidas propostas pelo primeiro-ministro Silvio Berlusconi, por causa das objeções da Liga a reformar o generoso sistema previdenciário da Itália como parte das reformas exigidas por líderes europeus.
Berlusconi participa da cúpula da União Européia em Bruxelas nesta quarta-feira com uma carta de intenções sobre as reformas para incentivar o crescimento estagnado e reduzir a dívida da Itália.
Mas críticos, inclusive banqueiros italianos, dizem ser necessárias garantias mais substanciais.