O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou neste domingo de Páscoa que a Rússia realizou 1.355 bombardeios ao longo do dia, segundo relatório apresentado pelo comandante do Exército ucraniano, general Oleksandr Syrskyi. Ainda de acordo com Zelensky, entre esses ataques, 713 foram feitos com armamento pesado.
“Na prática, das principais linhas de frente, a Rússia falhou em manter sua própria promessa de cessar-fogo”, declarou o presidente ucraniano. O governo russo, por sua vez, também acusou a Ucrânia de violar a trégua anunciada de forma unilateral no sábado e válida por 30 horas.
Mortos e feridos
O Ministério da Defesa da Rússia afirmou que as tropas ucranianas romperam o cessar-fogo mais de mil vezes, provocando danos em infraestruturas e deixando civis mortos e feridos. Segundo o órgão, “as forças ucranianas dispararam contra posições russas 444 vezes” e realizaram mais de 900 ataques com drones, atingindo inclusive a Crimeia e regiões de fronteira como Bryansk, Kursk e Belgorod. “Como resultado, há mortes e ferimentos entre a população civil, bem como danos a instalações civis”, informou o ministério em nota.
Para Zelensky, as palavras de Vladimir Putin sobre uma trégua são apenas promessas vazias: “As palavras de Putin sobre um ‘cessar-fogo’ têm se mostrado vazias na região do Kursk, na direção de Siversk e em outras direções na região de Donetsk”.