Uma escola na Áustria é uma das que estão inovando na maneira de ajudar os alunos a entenderem melhor as aulas. Enquanto prestam atenção no professor, eles realizam exercícios em bicicletas de exercício colocadas no fundo das salas de aula.
A iniciativa é considerada saudável, por ajudá-los a manter a forma, e um estímulo que os ajuda a manter a concentração, segundo os especialistas locais. E o objetivo é dar ao aprendizado o mesmo sentido que é o de andar de bicicleta: quem aprende, nunca esquece.
Esse conceito de aprendizagem foi adotado em um colégio de Dietrichgasse, no bairro de Landstrasse, em Viena. Alunos e professores elogiaram o método. Um aluno disse que isso ajuda em sua concentração.
— Eu nem adormeço e nem fico cansado. Os alunos se revezam a cada 30 minutos na utilização das biciletas. O professor Karin Rohrer-Blaschke está entusiasmado com a ideia.
— Isso funciona lindamente. Os alunos também podem escrever, ler e fazer tudo ao mesmo tempo, enquanto se exercitam.Outros países também adotaram o conceito. Nos Estados Unidos, O programa Read and Ride, que começou em uma escola primária na Carolina do Norte em 2009, passou a financiar bicicletas de exercício em mais de 30 escolas.
Um estudo realizado por uma escola constatou que estudantes que passaram a maior parte do tempo nas bicicletas alcançaram 83% de proficiência (capacidade) em leitura, em comparação com 41% por cento para aqueles que passaram menor quantidade de tempo se exercitando durante o aprendizado.