Na madrugada deste domingo (13), a residência oficial do governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, localizada em Harrisburg, foi alvo de um atentado incendiário. A informação foi divulgada pelo próprio governador em sua conta na rede social X (antigo Twitter).
Segundo Shapiro, ele e sua família foram acordados por policiais por volta das 2h da manhã e evacuados com segurança enquanto o Corpo de Bombeiros trabalhava para conter o fogo.
“GRAÇAS A DEUS, NINGUÉM FICOU FERIDO”, DIZ GOVERNADOR
Em seu post, o governador relatou:
“Minha família e eu acordamos com batidas na porta da Polícia Estadual da Pensilvânia, depois que um incendiário ateou fogo na residência do governador em Harrisburg. O Corpo de Bombeiros estava no local e, enquanto trabalhavam para apagar o fogo, fomos evacuados da residência em segurança. Graças a Deus, ninguém ficou ferido e o fogo foi extinto.”
Shapiro também agradeceu às autoridades: “Ontem à noite, eles correram em direção ao perigo para proteger nossa família — e Lori e eu somos eternamente gratos a eles por nos manterem seguros.”
INVESTIGAÇÃO CONFIRMA NATUREZA CRIMINOSA DO INCÊNDIO
A Polícia Estadual da Pensilvânia confirmou, por meio de comunicado oficial, que o incêndio foi criminoso, embora a motivação ainda não tenha sido esclarecida.
“Embora o incêndio tenha sido extinto com sucesso, ele causou danos significativos a uma parte da residência”, informou a corporação.
As autoridades também anunciaram uma recompensa de até US$ 10 mil por informações que levem à prisão e condenação do responsável pelo crime.
CONTEXTO POLÍTICO E POSSÍVEL MOTIVAÇÃO
Poucas horas antes do atentado, Shapiro — que é judeu — havia postado uma foto celebrando a Páscoa judaica, o que levanta suspeitas sobre uma possível motivação antissemita, embora nada tenha sido confirmado até o momento.
Josh Shapiro, membro do Partido Democrata, é uma figura em ascensão na política nacional. Ele foi cogitado como vice na chapa presidencial de 2024 ao lado de Kamala Harris e é considerado um nome forte para a corrida presidencial democrata de 2028.