Coreia do Norte ameaça EUA com “consequências catastróficas”

Expansão do programa de armas nuclear americano seria o motivo.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Coreia do Norte ameaçou nesta sexta-feira os Estados Unidos com "consequências catastróficas" se o país persistir com sua política de sanções e disse que vai continuar expandindo seu programa de armas nucleares enquanto não houver uma mudança de postura em Washington.

O embaixador adjunto do país na ONU, Kim In Ryong, respondeu assim aos pedidos do governo americano para endurecer as sanções internacionais contra a Coreia do Norte em resposta a seus últimos testes de mísseis.

Segundo Kim, a capacidade nuclear norte-coreana vai continuar sendo desenvolvida a grande velocidade enquanto os Estados Unidos insistirem com sua política contra a Coreia do Norte, "suas desprezáveis ameaças nucleares, extorsão, sanções e pressão".

O embaixador norte-coreano disse em uma entrevista coletiva que se o governo de Donald Trump quiser adotar uma nova política para seu país, ele deve acabar com as relações "hostis", entre elas sua política de sanções.

Se o governo americano mantiver o caminho atual, no entanto, "terá que assumir plena responsabilidade pelas conseguintes consequências catastróficas", acrescentou o diplomata norte-coreano.

Kim assegurou que "a guerra está muito próxima" e que a tensão é fruto unicamente das "políticas hostis" dos EUA e de suas "provocadoras" manobras militares na região junto com a Coreia do Sul.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES