Confirmadas 179 mortes em acidente aéreo na Coreia do Sul; o mais mortal do país

As imagens do momento do acidente foram registradas pela imprensa local.

Aeronave explode ao colidir em muro do Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. | Foto: Yonhap via REUTERS
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Durante a noite deste domingo (29), horário local - sabado à noite no Brasil, uma aeronave com 181 pessoas a bordo colidiu contra um muro no Aeroporto Internacional de Muan, na Coreia do Sul. Ao todo, 179 pessoas morreram e duas foram resgatadas com vida.

Fumaça causada pela explosão./Foto: Yonhap 

O QUE ACONTECEU?

O voo da companhia Jeju Air, operado por um Boeing 737-800, de Bangkok para Muan, no sul do país, pousou sem rodas, derrapou pela pista sem trem de pouso aparente antes de bater e causar uma explosão. As imagens do momento do acidente foram registradas pela imprensa local.

POSSÍVEIS CAUSAS:

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, a suspeita é que o acidente tenha sido provocado  por uma falha no trem de pouso, decorrente de uma colisão com pássaro. O Ministério dos Transportes da Coreia do Sul apontou os horários dos principais momentos do acidente: 

  • 08:57 am - Torre de controle emitiu alerta de colisão com pássaros
  • 08:59 am - Chamada de socorro
  • 09:03 am - Acidente na pista
  • 11h30 - Gravador de dados de voo recuperado
  • 14h24 - Gravador de voz da cabine recuperado

*Os horários estão conforme o horário local da Coreia do Sul. 

SOBREVIVENTES

Com ao menos dois resgates confirmados, ambos tripulantes, um homem e uma mulher, feridos são retirados da cauda do avião (Yonhap). Havia 173 passageiros sul-coreanos e 2 tailandeses a bordo. Segundo o Ministério de Terras, Infraestrutura e Transportes da Coreia do Sul, duas pessoas estão desaparecidas.

Sobreviventes./Foto: Yonhap via REUTERS .

O ACIDENTE AÉREO MAIS MORTAL

A Reuters ressaltou que este é o acidente é o mais mortal registrado na Coreia do Sul. Em 2002, a Coreia do Sul registrou seu acidente segundo acidente aéreo: um Boeing 767-200 da Air China caiu em uma colina próxima a Busan, cidade portuária no sudeste do país, resultando em 129 mortos e 37 feridos.

Aeronave explodiu após colisão./Foto:Yonhap via REUTERS 

MEDIDAS DE RESGATE

Choi Sung-mok, que assumiu a presidência interina da Coreia do Sul na sexta-feira (27) devido ao impeachment do presidente anterior em meio a uma crise política, ordenou que todos os recursos disponíveis fossem mobilizados para as operações de resgate. Um porta-voz da Jeju Air informou que a empresa está apurando as informações sobre o incidente.

Destroços do avião./Foto: Yonhap via REUTERS 

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES