A escalada no conflito entre Irã, Estados Unidos e Israel já começa a impactar o setor aéreo. Nesta segunda-feira (23), diversas companhias anunciaram o cancelamento de voos com destino ao Golfo Pérsico, especialmente para o Catar, após o ataque iraniano à base americana de Al Udeid, em Doha.
A Iberia, companhia aérea da Espanha, cancelou os planos de retomar sua rota para a capital catari nesta terça-feira (24). Já a Kuwait Airlines suspendeu todas as suas partidas, sem previsão de retomada.
Rotas bloqueadas no Oriente Médio
A PIA Airlines, companhia aérea do Paquistão, anunciou o cancelamento de todas as operações com destino a quatro países: Catar, Bahrein, Kuwait e Emirados Árabes Unidos. A decisão ocorre após o fechamento dos espaços aéreos de várias nações da região por motivos de segurança.
Segundo informações obtidas pela agência Reuters, o Irã teria avisado os governos dos Estados Unidos e do Catar sobre o ataque por meio de dois canais diplomáticos. Ainda assim, as medidas de precaução foram mantidas, diante do risco de novas ofensivas e da instabilidade crescente na região.