Inundações provocadas por chuvas recordes deixaram pelo menos nove mortos e cinco desaparecidos no centro do Vietnã, informou o governo nesta quarta-feira (29).
Segundo comunicado oficial, seis das vítimas estavam em Da Nang, cidade que abriga uma das praias mais populares do país, e em Hoi An, histórica cidade conhecida por seu centro preservado.
Imagens divulgadas pela televisão vietnamita na terça-feira (28) mostraram casas submersas, pessoas ilhadas nos telhados e equipes de resgate auxiliando os moradores, enquanto a chuva continuava a cair intensamente.
Mais de 103 mil residências foram afetadas pelas enchentes, principalmente nos destinos turísticos de Hue e Hoi An, conforme informou a agência governamental de gestão de desastres em outro relatório.
O Vietnã é tradicionalmente suscetível a tempestades e inundações, que frequentemente causam mortes e grandes danos materiais, especialmente durante a temporada de chuvas, de junho a outubro.
Segundo a agência de previsão do tempo, as fortes precipitações continuarão no centro do país pelos próximos dois dias, com registros de até 400 milímetros em algumas localidades entre a manhã de quarta-feira e o final da quinta-feira (30).