O Chile emitiu um alerta de tsunami após um terremoto de magnitude 7,5 atingir o extremo sul do país nesta sexta-feira (2). Segundo o Centro Sismológico Nacional da Universidade do Chile, o tremor ocorreu às 8h58 (horário local), a 218 km ao sul de Puerto Williams, na região de Magallanes.
O epicentro foi registrado no mar, a 10 km de profundidade, na passagem de Drake, entre o Cabo Horn e a Antártica. O terremoto também foi sentido no sul da Argentina, conforme o Serviço Geológico dos EUA.
O Serviço Nacional de Prevenção e Resposta a Desastres do Chile orientou a evacuação da zona costeira da região de Magallanes e das praias no território antártico devido ao risco de tsunami.
PRESIDENTE PEDE EVACUAÇÃO
Em sua conta oficial no X, o presidente do Chile, Gabriel Boric, também pediu que a população evacue a costa da região de Magalhães, no extremo sul do país.
"Solicitamos a evacuação de toda a zona costeira da região de Magallanes. Neste momento, nosso dever é estar preparados e seguir as orientações das autoridades. O COGRID, tanto regional quanto nacional, está ativo, e todos os recursos do Estado estão mobilizados", afirmou o presidente na rede social.