O nascimento de Nmachi, filha de um casal de nigerianos radicados em Londres, intrigou geneticistas e especialistas na Inglaterra nesta terça-feira (20).
Com olhos azuis, pele e cabelos claros, o bebê possui pais negros, certos de não possuírem qualquer ascendência branca em ambas as famílias.
De acordo com o jornal britânico Daily Mail, o casal Angela e Benjamin Ihegboro já possui outros dois filhos, ambos com pele negra. O pai descarta a possibilidade de caso extracongugal e diz que Nmachi é filha dele.
O professor da Universidade de Oxford Bryan Sykes afirma que o caso é extraordinário. Para o especialista, ambos os pais deveriam ter algum ancestral com tom de pele branco para justificar uma mutação genética. "Poderia ser o caso de uma mistura genética muito grande, como ocorre em populações no Caribe, mas isso não acontece na Nigéria", explica Sykes.
O geneticista também não afasta a possibilidade de uma mutação exclusiva ocorrida durante a formação da menina, que Nmachi transmitirá a seus descendentes. "As regras da genética são muito complexas e nós ainda não entendemos o que se passa em muitos casos", diz o professor de Oxford.
Outra hipótese está no albinismo, condição da pele causada por gene recessivo no qual a pessoa não gera melanina, pigmento responsável pelo tom de pele em humanos. Publicações como The Sun e Daily Mail informaram que os médicos da garota não tinham dúvidas quanto à impossibilidade de albinismo no caso de Nmachi.
Já reportagem da BBC News afirma o contrário, dizendo que os médicos do Queen Mary"s Hospital, local de nascimento da filha do casal Ihegboro, não descartaram a possibilidade de albinismo.