A Casa Branca disse no sábado (12) que o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, viajará para Kiev neste mês para mostrar apoio ao governo ucraniano.
A viagem de Biden ocorrerá em um momento em que autoridades norte-americanas têm expressado preocupação sobre a "violência e sabotagem" cometidas no leste da Ucrânia por militantes que, segundo eles, são aparentemente apoiados pela Rússia.
Biden, com viagem para Kiev marcada para 22 de abril, será o mais alto funcionário dos EUA a visitar o país desde o início da crise.
O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, falou por telefone com o ministro do Exterior russo, Sergei Lavrov, disse o Departamento de Estado norte-americano.
Durante o telefonema, Kerry "mostrou forte preocupação de que os ataques por militantes armados do leste da Ucrânia em 12 de abril tenham sido orquestrados e sincronizados, semelhantes a ataques anteriores ao leste da Ucrânia, na Crimeia", disse um alto funcionário do Departamento de Estado, falando anonimamente.