Nesta quarta-feira (06/08) a Defesa Civil de Gaza informou que um acidente envolvendo um caminhão que transportava ajuda humanitária capotou, causando a morte de 20 pessoas. O veiculo tombou sobre uma multidão no território palestino.
Segundo a porta-voz da Defesa Civil, Mahmud Bassal, o caminhão capotou no momento em que centenas de civis aguardavam por ajuda alimentar na área de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza. O veículo teria sido forçado pelo Exército israelense a seguir por rotas perigosas que haviam sido bombardeadas e estavam em más condições.
Em Gaza, o governo do grupo islâmico Hamas, denunciou em um comunicado que "apesar da recente autorização limitada de alguns caminhões de ajuda humanitária, o ocupante [Israel] está obstruindo deliberadamente a passagem segura e a distribuição dessa ajuda".
"Está forçando os motoristas a pegar rotas lotadas de civis famintos", acrescentou. Para as autoridades, esse comportamento deliberado e criminoso frequentemente termina com multidões desesperadas atacando os caminhões e confiscando seu conteúdo à força.
Questionado pela Agence France-Presse (AFP), o Exército israelense indicou que está verificando essas informações.