- Brasileiro de 38 anos foi preso novamente após escapar de centro de detenção do ICE usando telhado.
- Ernando Elias Orelio estava em prisão por acusações de invasão de propriedade e assédio em segundo grau.
- Homem fugiu escalando cerca e acessando telhado, mas foi recapturado em 15 de junho.
- Novo processo pode acarretar até um ano de prisão por fuga de custódia.
Um brasileiro de 38 anos, identificado como Ernando Elias Orelio, foi preso novamente após escapar de um centro de detenção do Serviço de Imigração e Controle de Aduanas dos Estados Unidos (ICE, na sigla em inglês) utilizando o telhado da unidade. O caso ocorreu no início de junho, mas foi divulgado pelas autoridades norte-americanas apenas nos últimos dias.
Ernando havia sido detido por acusações de invasão de propriedade em segundo grau, obstrução criminosa da respiração ou circulação sanguínea e assédio em segundo grau. Após a prisão, ele foi encaminhado ao Centro de Detenção Federal de Buffalo, onde aguardava procedimentos de deportação por não possuir status imigratório legal no país.
Fuga e recaptura
Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, o brasileiro conseguiu escalar uma cerca e acessar o telhado da unidade prisional. Um agente chegou a flagrar a ação, mas Ernando pulou da estrutura e fugiu a pé antes de ser alcançado.
A fuga, no entanto, durou poucos dias. Ele foi localizado e recapturado em 15 de junho pelas autoridades responsáveis pela operação.
Nova acusação
Além das acusações que já respondia, Ernando poderá ser processado por fuga de custódia. Caso seja condenado pelo novo crime, a pena pode chegar a um ano de prisão, conforme prevê a legislação norte-americana.