Um brasileiro, de 29 anos, foi morto nesta segunda-feira (1º) durante batalha na guerra da Ucrânia. Bruno de Paula Carvalho Fernandes, morador de Governador Valadares, morreu em uma emboscada na linha de frente, onde atuava como voluntário desde maio. A família, no Leste de Minas, confirmou a informação.
Segundo a esposa, mãe dos dois filhos de Bruno, a comunicação foi feita por uma responsável da equipe ucraniana. Bruno estava com três combatentes — dois ucranianos e um brasileiro. Apenas o brasileiro sobreviveu, mas está internado e sem condições de fala.
A decisão de viajar para a Ucrânia foi mantida em sigilo, e nem familiares próximos sabiam da intenção. A família aguarda informações oficiais sobre o traslado do corpo para o sepultamento. Bruno vivia em Governador Valadares há quatro anos com a companheira Cecília Fernandes, mas era natural de Barra do São Francisco (ES).
EMBARCOU EM FEVEREIRO
Bruno embarcou em fevereiro para a Ucrânia e morreu no domingo (31), às 9h50 (Brasília). A esposa Cecília recebeu a notícia por mensagem de uma tradutora da equipe. Antes da guerra, Bruno atuava como técnico de enfermagem em hospitais de Mantena e Governador Valadares, estando na linha de frente da Covid-19 e também no Samu.
Em 2022, foi contratado no Hospital Regional e, em fevereiro deste ano, decidiu se alistar no exército ucraniano. Deixou dois filhos: uma menina (6 anos), criada desde a gestação, e um menino (5 anos), seu filho biológico.