O futuro secretário-geral da ONU Antonio Guterres, que assume o cargo em 1º de janeiro, designou nesta quinta-feira (15) a diplomata brasileira Maria Luiza Ribeiro Viotti como sua chefe de gabinete, segundo o porta-voz da ONU.
Guterres também indicou como sub-secretária-geral a ministra do Meio Ambiente da Nigéria, Amina Mohammed, disse o porta-voz. Amina Mohammed, que foi assessora especial das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, substituirá no cargo o sueco Jan Eliasson.
O secretário-geral eleito também anunciou que a coreana Kyung-wha Kang será sua assessora para assuntos políticos.
Maria Luiza Ribeiro Viotti foi embaixadora do Brasil junto à ONU entre 2007 e 2013, quando se tornou embaixadora do Brasil na Alemanha.
Em um período anterior na Missão do Brasil na ONU, atuou como vice-presidente da comissão preparatória da Cúpula Mundial de Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo, entre outras ocupações.
No Brasil, ocupou diversos cargos no Ministério de Relações Exteriores, como diretora-geral do Departamento de Organizações Internacionais, de Direitos Humanos e Assuntos Sociais e chefe da Divisão da América do Sul, onde foi responsável pelas relações com Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.
Além de se formar no Instituto Rio Branco, a diplomata é graduada em economia pela Universidade de Brasília, onde também concluiu um curso de pós-graduação. Maria Luiza Ribeiro Viotti nasceu em 1954 em Belo Horizonte (MG).