Bilionário pode ser preso após perder dinheiro com investimentos desastrosos; veja

A decisão final do juíz sobre a prisão deve ser feita na nesta sexta-feira (29)

Sean Quinn, já foi o homem mais rico da Irlanda | Divulgação
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O investidor Sean Quinn, que já foi considerado o homem mais rico da Irlanda, foi condenado nesta terça-feira (26) por desacato e poderá ir para a cadeia.

Quinn declarou falência após investimentos desastrosos que apostavam no setor financeiro do país. Caso seja preso, o investidor será o primeiro "figurão" a ir para a cadeia desde que a Irlanda passou a enfrentar uma séria crise financeira.

A decisão final do juíz sobre a prisão deve ser feita na nesta sexta-feira (29).

Pedido de falência negado

A Justiça da Irlanda do Norte rejeitou no início do ano o pedido de falência apresentado pelo empresário irlandês. O pedido foi feito no final do ano passado, após acumular dívidas de ? 2 bilhões (cerca de R$ 5,18 bi) com o Anglo Irish Bank, que pediu às autoridades da província sua anulação.

Ao declarar sua falência na jurisdição norte-irlandesa, o empresário poderia ser beneficiado pela legislação britânica sobre esse assunto e voltar a fazer negócios e se livrar de sua dívida em apenas um ano, frente aos 12 estabelecidos pela legislação da República da Irlanda.

O Anglo, agora rebatizado como Irish Bank Resolution Corporation (IBRB), questionou a validade de sua declaração, já que afirmava que a residência e os negócios do empresário estavam localizados na República da Irlanda.

Império entra em decadência

O império de Quinn entrou em declínio nos dois últimos anos quando foram revelados os enormes riscos que o empresário tomou apostando nos mercados com as ações dessa entidade financeira.

Quinn e o banco representam com perfeição os excessos cometidos na Irlanda durante os anos da chamada economia do "Tigre Celta", agora decadente após a explosão de sua bolha imobiliária em 2008.

No auge de sua carreira, o Grupo Quinn, cuja joia da coroa era a seguradora de mesmo nome, chegou a ter valor de ? 4,7 bilhões e criou, segundo o próprio magnata, mais de 5 mil empregos desde 1973.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES