O presidente dos EUA, Joe Biden, "perdoou" dois perus durante a tradicional cerimônia de Ação de Graças na Casa Branca, realizada nesta segunda-feira (25). A ação, que acontece todos os anos, simboliza o perdão presidencial e garante que os perus Peach e Blossom não serão servidos no jantar do feriado.
Peach e Blossom foram escolhidos por suas penas brancas e receberam seus nomes em homenagem à flor símbolo de Delaware, estado natal de Biden. O presidente, que morou no estado durante sua adolescência, destacou a resiliência representada pela flor de pessegueiro. Cerca de 2.500 pessoas acompanharam a cerimônia no gramado da Casa Branca, marcando o último evento de Ação de Graças de Biden como presidente.
Em tom descontraído, Biden brincou sobre os perus: Peach, que pesa 19 quilos, adora caçarola e bolinhos de batata, e seu sonho é ver a aurora boreal. Já Blossom, com 18 quilos, prefere queijo coalho e lutas de boxe.
"É última vez que falo aqui como seu presidente durante esta temporada para expressar agradecimento e gratidão. Então, quero dizer a vocês – foi a honra da minha vida, e sou eternamente grato", disse.
A tradição de "perdoar perus" começou em 1947, durante a presidência de Harry Truman, mas se tornou uma cerimônia oficial em 1989 com George H.W. Bush. Na quinta-feira de Ação de Graças, milhões de perus serão assados nos Estados Unidos, acompanhados de pratos típicos como recheio e molho de cranberry.
Após a cerimônia, Biden viajará para Staten Island, em Nova York, para um evento de "Friendsgiving" com a Guarda Costeira dos EUA.
Com informações do g1