Georgia Diamond nasceu com um defeito abdominal raro chamado gastrosquise ? um problema onde os intestinos ficam expostos, para fora do corpo. A condição a deixou dependente de uma sonda de alimentação em seu coração - o que significa que ela nunca provou comida.
Sua mãe, Lisa James, 25 anos, descobriu o problema quando ainda estava grávida de 20 semanas. A condição terrível atinge 1 a cada 3.000 nascimentos.
?A minha gravidez foi horrível porque eu não sabia o que esperar?, disse ela.
A criança, que nasceu em Newport, no País de Gales, foi forçada a viver por 14 meses dentro do Noah?s Ark Children?s Hospital: "Eu estava lá todos os dias, desde a primeira hora da manhã até a última hora da noite, quando ela ia dormir", disse a mãe.
Sua condição era tão extrema que os médicos não foram capazes de posicionar os intestinos corretamente dentro da cavidade abdominal. Após meses, os pais puderam levar a criança em novembro de 2013 para passar o Natal em casa: ?Este foi o melhor natal de todos. Tivemos toda a família na minha casa e ela brincava com brinquedinhos musicais?, disse Lisa.
Cuidar de uma criança com o problema é uma tarefa difícil: ?Nós temos o equipamento para cuidar dela em casa, como se fosse um frigorífico, cheio de fluidos que ela usa como alimento?, disse.
Gastrosquise
A doença é causada por um defeito na parede abdominal, que ocorre quando o abdômen não se desenvolve plenamente.
Os intestinos geralmente se desenvolvem no interior do cordão umbilical, antes de migrarem algumas semanas mais tarde. Em muitos casos, é visível em ultra-sonografia.