Um avião com 242 pessoas caiu nesta quinta-feira (12) perto do aeroporto da cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia. O acidente ocorreu no início da manhã pelo horário de Brasília, início da tarde no horário local. Ainda não há informações confirmadas sobre mortos ou feridos.
Pouco antes da queda, o piloto chegou a emitir um sinal de emergência à torre de controle com a palavra “Mayday”, mas, em seguida, a comunicação foi interrompida e não houve mais contato com a aeronave.
O que significa “Mayday”?
“Mayday” é um código internacional usado em comunicações via rádio para indicar perigo grave e iminente. Quando repetido três vezes, significa que a aeronave precisa de ajuda imediata. No caso deste voo, o piloto chegou a dizer a palavra apenas uma vez — o que pode ter sido causado por uma falha ou interrupção no sinal antes que o alerta fosse completado.
Detalhes do voo
O avião, um Boeing 787-8 Dreamliner da Air India, partia rumo ao aeroporto de Gatwick, em Londres, quando caiu segundos após a decolagem, em uma área residencial próxima ao aeroporto de Ahmedabad.
De acordo com autoridades de aviação da Índia, estavam a bordo 232 passageiros e 10 tripulantes. Entre os passageiros, havia 169 indianos, 53 britânicos, sete portugueses e um canadense. A imprensa local informou que um ex-ministro da região de Gujarat também estava entre os ocupantes da aeronave.
Resgate e investigações
Equipes de resgate foram imediatamente enviadas ao local. Imagens que circulam nas redes sociais mostram destroços em chamas e uma espessa fumaça negra se elevando próximo ao aeroporto. Um vídeo mostra o avião voando sobre casas antes de desaparecer da imagem, seguido por uma grande explosão.
Todas as operações no aeroporto de Ahmedabad foram suspensas. A Air India informou que está prestando assistência às vítimas, encaminhando feridos aos hospitais locais e colaborando com as investigações para apurar a causa do acidente.
A plataforma FlightRadar24 confirmou que o avião perdeu contato com os controladores de voo pouco após decolar, quando estava a cerca de 190 metros de altitude.