Os aviões militares americanos que aterrissaram em solo cubano essa semana causaram grande curiosidade por parte da população e dos meios de imprensa. Havia mais de cinquenta anos que aviões de guerra americanos não pousavam em Cuba.
Mas dessa a missão é de paz. Os vários aviões, de modelo Boeing C-17 e C-5 Galaxy, levaram os equipamentos, transporte e pessoal que trabalhará durante a visita do presidenteObama a Cuba, no dia de hoje, domingo, 20 de Março de 2016.
Dentre esses equipamentos trazidos dos Estados Unidos da América estão o carro presidencial “Cadillac One” e o helicóptero modelo Sikorsky SH-3 Sea King, o “Marine One”.
A aeronave mais esperada, no entanto, é o conhecido avião presidencial “Air Force One”, um Boeing 747 super-equipado que lhe torna uma das aeronaves mais seguras do mundo. Nela, virão o presidente Obama, sua família e a comitiva. O avião chegará escoltado por caças F-35.
Esta é a primeira vez que o Boeing 747 “Air Force One” toca o solo cubano. O último presidente americano a pisar em Cuba foi Calvin Coolidge, que chegou de navio, em 1928.
A visita de Obama tem um importante significado nesse período de reaproximação entre os dois países. Cuba tem se preparado a meses para esse dia e frases de apoio à visita podem ser vistas por toda Havana.