Nesta segunda-feira (16/06) um Boeing 787-8 Dreamliner da Air India precisou retornar ao Aeroporto Internacional de Hong Kong , após o piloto detectar uma falha técnica logo após a decolagem. A aeronave, que seguia para Nova Déli, aterrissou em segurança cerca de uma hora após a partida.
Segundo a Autoridade Aeroportuária de Hong Kong, o voo AI315 decolou por volta das 12h20 (horário local), mas o comandante precisou solicitar retorno e apoio de emergência. O pouso ocorreu às 13h15, sem afetar as demais operações no terminal.
A ocorrência acontece apenas quatro dias após o trágico acidente com outro avião do mesmo modelo e da mesma companhia aérea, que deixou pelo menos 279 mortos na Índia. O avião desta segunda-feira chegou a atingir 22 mil pés antes de iniciar a descida. Com sete anos de uso, a aeronave agora passa por inspeção técnica.
Em nota, a Air India confirmou que o retorno foi motivado por um problema técnico e que o pouso ocorreu em segurança. “A aeronave está passando por verificações por precaução”, informou a empresa.
A tragédia ocorrida na última quinta-feira (12), envolvendo um modelo similar com 242 pessoas a bordo, ocorreu no oeste da Índia, e explodiu em uma área residencial, provocando a morte de 38 pessoas em solo. As investigações continuam para entender as circunstancias do acidente.