Ativistas em prol da preservação de pássaros realizam uma busca no estado da Pensilvânia, nos EUA, atrás uma águia americana, também chamada de águia careca, fotografada com uma armadilha presa a uma de suas garras.
A ambientalista Wendy Ebersole Looker disse ao site "The York Dispatch" que ela vai cuidar do pássaro se as equipes conseguirem capturá-lo. A águia foi fotografada neste domingo na cidade de Bonneauville.
A fotógrafa, Susan Boardman, conta que observou a águia no chão por cerca de 10 minutos antes de ver a armadilha, presa a uma longa corrente, na sua perna. Ela disse que o animal parecia ter dificuldade para voar.
Segundo Looker, as águias precisam das suas garras para caçar, comer, posar e se defender. Ela está preocupada também com uma possível infecção provocada pelo ferimento.
Uma das maiores aves de rapina da América do Norte, a águia careca tem até 2,3 metros de envergadura. É o pássaro oficial dos Estados Unidos. A imagem do animal aparece em vários selos oficiais. Além disso, muitas tribos de nativos-americanos consideram a espécie sagrada, mensageira espiritual entre deuses e humanos.