James Holes tem um arsenal e montou uma armadilha com explosivos. Com medo de que tudo vá para os ares, a polícia esvaziou cinco prédios, perto da universidade onde ele estudava e morava.
O jovem comprou seis mil balas pela internet, nos últimos dois meses. As quatro armas foram compradas numa loja especializada. Tudo adquirido legalmente.
O pai dele, Robert Holmes, já está em Denver. Antes de embarcar, ainda em San Diego, onde mora, ele não quis falar com a imprensa. A família já tinha divulgado uma nota dizendo que se solidariza com as vítimas, parentes e amigos.
As pessoas se emocionaram, durante uma vigília, em frente ao shopping, onde ocorreu o massacre.
Um casal estava no cinema com um bebê de quatro meses e com a filha de quatro anos. Eles contam que ouviram os tiros e, de repente, a sala de cinema virou um caos. Os dois correram e conseguiram tirar os filhos de lá.
James Holmes invadiu a sessão de pré-estreia do filme ?Batman, o Cavaleiro das Trevas Ressurge? pela porta de emergência da sala do cinema. Ele usava máscara, colete à prova de balas e uma capa preta. Jogou bombas de gás e começou a atirar.
Segundo a polícia, ele não tem antecedentes criminais e não está ligado a grupos terroristas. O crime trouxe de novo à tona o debate sobre o controle de armas nos Estados Unidos.