Pelo menos três pessoas morreram e várias ficaram feridas em um atentado suicida perpetrado contra uma base das forças da Otan na província de Wardak, no centro do Afeganistão, informou neste domingo à Agência Efe uma fonte oficial.
em frente à instalação das tropas estrangeiras, disse o porta-voz do governador provincial, Shahidula Shahid.
"Na explosão morreram um civil, um intérprete e um guarda de segurança", todos eles afegãos, ao mesmo tempo em que outros dez civis e um número indeterminado de soldados internacionais ficaram feridos, segundo a fonte.
Em comunicado, a Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan confirmou o incidente, mas não detalhou o número de vítimas.
"Grande parte da potência da explosão foi absorvida pela barreira protetora, embora se registrou um número significativa de feridos. Todos eles estão sendo tratados e em nenhum caso suas vidas correm perigo", ressaltou a Isaf.
A insurgência talibã assumiu a autoria da ação, segundo a imprensa afegã.
O distrito de Saydabad é o mesmo no qual um helicóptero Chinook CH-47 foi derrubado no começo de agosto por fogo insurgente, causando a morte de 30 soldados dos EUA e sete militares e um civil afegãos.