SEÇÕES

Ataque fecha espaço aéreo de Catar e Emirados Árabes e deve afetar voos no mundo todo

EUA atacaram instalações nucleares do Irã no sábado. No domingo (22), o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, afirmou sem citar os Estados Unidos, que 'o inimigo sionista cometeu um grande erro' e 'deve ser punido'.

Ataque fecha espaço aéreo de Catar e Emirados Árabes e deve afetar voos no mundo todo | Foto: Reprodução/@flightradar24
Siga-nos no

Os espaços aéreos do Catar, Emirados Árabes Unidos e Bahrein foram fechados nesta segunda-feira (23) após o ataque do Irã à base aérea americana de Al Udeid. O Bahrein, que abriga a sede da Quinta Frota da Marinha dos EUA — responsável por operações no Golfo, Mar Vermelho, Mar Arábico e partes do Oceano Índico — informou que o fechamento temporário foi adotado como medida de precaução.

Base dos EUA na Síria em alerta máximo

A principal base militar dos Estados Unidos na Síria, localizada em Qasrak, está em alerta máximo diante da possibilidade de um ataque do Irã ou de grupos aliados, segundo uma fonte da segurança síria. A base é uma das duas instaladas na província de Hasakah, no nordeste do país, onde atuam tropas americanas. 

Irã informou Catar sobre ataque com antecedência, diz NYT

O Irã coordenou previamente com autoridades do Catar os ataques às bases americanas no país, numa tentativa de reduzir o número de vítimas, segundo informações do jornal The New York Times desta segunda-feira (23), com base em relatos de três autoridades iranianas. 

Catar condena ataque do Irã e fala em direito de resposta

O Catar confirmou e condenou, nesta segunda-feira (23), o ataque iraniano à base militar americana de Al Udeid, localizada em seu território. O governo catariano afirmou que se reserva o direito de responder diretamente ao Irã, conforme o direito internacional, e informou que não houve vítimas na ofensiva.

Tópicos
Carregue mais
Veja Também