Um ataque a tiros nesta quinta-feira (21) em uma universidade de Praga, na República Tcheca, deixou ao menos quinze mortos e dezenas de feridos. Após o crime, o agressor foi “eliminado”, segundo informaram agentes da polícia local. O prefeito da cidade, Bohuslav Svoboda, afirmou que o prédio inteiro foi esvaziado e a praça em frente à faculdade foi isolada.
"O atirador foi eliminado. Todo o edifício está sendo evacuado e há vários mortos e dezenas de feridos no local", informou a polícia na rede social X (ex-Twitter).
Os policiais também instaram estudantes, professores e todos os habitantes da região a deixarem as ruas ao redor da universidade, e a permanecerem dentro de casa durante as operações no local.
"Assistimos a uma tragédia de proporções sem precedentes. É terrível quantas vidas inocentes foram perdidas. Minhas mais profundas condolências a todos os enlutados. Não devemos ceder ao mal", disse o prefeito Bohuslav Svoboda.
Ainda conforme as autoridades, o agressor estava com um fuzil no alto de um prédio. Os relatos indicam que os tiros foram disparados na Faculdade de Artes da Universidade de Charles, que fica em frente à Jan Palache Square, na cidade velha de Praga.
O ministro do Interior checo, Vit Rakusan, garantiu, no entanto, que não havia outro atirador no local. Ainda assim, pediu à população para cooperar com a polícia. O primeiro-ministro da República Checa, Petr Fiala, cancelou todos os eventos programados em sua agenda desta quinta-feira e dirigiu-se para Praga.