Uma onda de calor extremo que vem atingindo a Argentina nos últimos dias se intensificou nesta terça-feira (11) e provocou apagões em Buenos Aires, deixando pelo menos 700 mil pessoas sem luz, em bairros como Belgrano, Núñez, Palermo, Recoleta e Colegiales.
Os termômetros chegaram a marcar mais de 40ºC na tarde de hoje na capital. Com a onda de calor, a demanda por energia disparou, superando os 27 mil megawatts no meio da tarde, duas horas antes do horário de pico habitual, e se aproximando do recorde de consumo no país.
Em comunicado, a Edenor, uma das concessionárias responsáveis pelo abastecimento em Buenos Aires, disse que uma linha de alta transmissão deixou de funcionar devido a um incêndio na região de San Martín, prejudicando o fornecimento no norte da capital e em outras áreas da região metropolitana.
Ao longo da tarde, o abastecimento foi sendo parcialmente restabelecido, mas quase 230 mil usuários ainda estavam sem luz em diferentes bairros de Buenos Aires.
Os apagões são comuns durante o verão na Argentina, mas a situação neste ano preocupa as autoridades. Segundo o Serviço Meteorológico do país, o clima deve ficar mais quente até sábado (15), com as temperaturas podendo chegar a 44ºC na região metropolitana de Buenos Aires nos próximos dias.