Acusado de mentir no caso Boston aguardará julgamento em liberdade

Sob fiança de US$ 100 mil, Robel Phillipos ficará sob custódia da mãe.

|
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

O adolescente acusado de mentir para agentes do FBI na investigação dos bombardeios na Maratona de Boston foi libertado sob fiança de US$ 100 mil nesta segunda-feira (6) enquanto aguarda uma data para seu julgamento.

Enquanto aguarda, Robel Phillipos ficará sob a custódia de sua mãe e usará uma pulseira GPS, ordenou a juiza Marianne Bowler, do tribunal federal de Boston. Segundo ela, a fiança foi garanida por imóveis disponibilizados por um terceiro, disse o juiz.

Phillipos, de Cambridge, Massachusetts, está sendo acusado de ter prestado falso depoimento a agentes do FBI que investigam o atentado de 15 de abril, na linha de chegada da maratona de Boston, no qual foram mortas três pessoas e 264 ficaram feridas.

A defesa argumentou que ele não representa risco, não tem antecedentes criminais e pode rebater as alegações do FBI de que interferiu na investigação. Em documentos de apoio apresentados à corte, o rapaz é descrito como o filho prestativo de um funcionário do serviço social.

Na semana passada, as autoridades norte-americanas acusaram Phillipos e dois estudantes do Cazaquistão, também de 19 anos, de interferir na investigação enquanto a polícia perseguia os irmãos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev, responsabilizados pelo atentado.

Os três adolescentes são descritos como amigos da faculdade de Dzhokhar Tsarnaev, de 19 anos, que sobreviveu à caçada policial e se recupera de ferimentos.

As autoridades acusam Azamat Tazhayakov e Dias Kadyrbayev, do Cazaquistão, de conspirar para obstruir a Justiça por terem removido do quarto de Tsarnaev uma mochila contendo fogos de artifício.

Os advogados de Phillipos ressaltaram que ele não está sendo acusado de retirar ou modificar provas, mas de mentir às autoridades sobre a conduta de seus amigos.

Veja Também
Tópicos
SEÇÕES