O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) emitiram um comunicado nesta terça-feira (9) alertando sobre uma tentativa de golpe. Candidatos aprovados no concurso do INSS de 2022, que teve mais de 1 milhão de inscritos, estão recebendo mensagens falsas por email e SMS com uma suposta convocação para realização de cadastro.
Os golpistas se passam pela "Gerência Executiva de Recursos Humanos Conclusos, Entrevistas e Contratações do INSS" e usam um email falso, inss@cebraspe.site, que não pertence nem ao instituto, nem ao Cebraspe. Na mensagem, os golpistas enviam um código de aprovação e solicitam um suposto cadastro em uma plataforma, alegando que os dados precisam ser encaminhados até o dia 13 de maio.
O INSS alertou que toda a comunicação oficial é feita pelos seus canais oficiais, como o site e as redes sociais, e que a convocação dos aprovados segue o edital divulgado no Diário Oficial da União em 4 de maio. A entidade também esclareceu que não envia email ou mensagens solicitando informações pessoais, ou pedindo a realização de cadastro por meio de link, como ocorre no falso email enviado pelos golpistas.
Por sua vez, o Cebraspe informou que sua comunicação com os candidatos é feita exclusivamente pela área do candidato em seu site. Os candidatos devem ficar atentos e denunciar qualquer tentativa de golpe relacionada ao concurso do INSS.
Ao se deparar com uma tentativa de golpe, é comum que o ataque venha acompanhado de um link em forma de texto sublinhado em azul, que aparentemente leva o usuário ao site oficial do órgão que está sendo usado como isca para o golpe, como é o caso do INSS. Alternativamente, pode haver um programa em anexo que precisa ser instalado.
No entanto, uma vez que o usuário é alvo desse tipo de ataque, ele pode ser exposto a uma série de situações indesejáveis, como a lentidão no dispositivo, a utilização não autorizada da máquina para responder a comandos do invasor, o uso indevido dos dados pessoais para criar contas digitais falsas e solicitar empréstimos, além da possibilidade de invasão da conta bancária e retirada de todo o dinheiro disponível. Veja mais notícias no Meio Norte.com
(Com informações do Fernando Narazaki - Folhapress)