Durante este verão de 2024, marcado por uma onda de calor implacável que elevou as temperaturas em vários estados, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas nesta segunda-feira (18) devido à previsão de chuvas intensas em grande parte do país. Esses avisos permanecem em vigor até as 10h da manhã de terça-feira (19).
QUATRO AVISOS DE ALERTA: Ao todo, quatro avisos foram emitidos para chuvas intensas, dois de perigo e dois de perigo potencial, com variações de intensidade. O alerta laranja de "perigo" abrange os seguintes estados, onde o volume total de chuva pode atingir até 100 mm em 24 horas, acompanhado por ventos de até 100 km/h:
- Amazonas
- Pará
- Rondônia
- Mato Grosso
- Amapá
- Tocantins
- Maranhão
- Piauí
- Ceará
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
MAIS ALERTAS: Além disso, o Instituto emitiu um alerta para áreas no oeste do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, prevendo tempestades com risco de queda de granizo. Já para as algumas áreas das unidades da federação abaixo, o Inmet emitiu um alerta amarelo de "perigo potencial" (são locais em que o volume total de chuva pode chegar a 50 mm em 24h, com ventos de até 60 km/h).
- Amazonas
- Roraima
- Pará
- Amapá
- Rondônia
- Mato Grosso
- Mato Grosso do Sul
- Tocantins
- Goiás
- Maranhão
- Piauí
- Ceará
- Rio Grande do Norte
- Paraíba
- Pernambuco
- Minas Gerais
- Espírito Santo
- Rio de Janeiro
- Paraná
- Santa Catarina
- Rio Grande do Sul
- São Paulo
ENTENDA OS AVISOS DO INMET: O instituto classifica seus alertas meteorológicos utilizando as cores amarelo, laranja e vermelho.
🟡 Alerta amarelo - Nessa classificação, indicativa de 'perigo potencial', há previsão de chuva entre 20 e 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, acompanhada por ventos de 40 a 60 km/h. O risco é baixo de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
🟠 Alerta laranja - Essa classificação indica um alerta de 'perigo'. Prevê-se um volume de chuva entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm por dia, acompanhado por ventos intensos de 60 a 100 km/h. Há um risco real de cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
🔴 Alerta vermelho - Essa classificação indica a previsão de 'grande perigo'. Prevê-se um volume de chuva superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Existe um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, além de grandes deslizamentos de encostas, especialmente em áreas urbanas vulneráveis a tais eventos.