Um ciclone deve se formar no litoral do estado do Rio Grande do Sul e trazer ao longo da semana chuvas para outras regiões do Brasil. Nesta terça-feira (16) uma forte chuva deixou 574 mil pessoas sem energia elétrica em cinco regiões do estado. De acordo com o Inmet, a tendência é que a situação se agrave com a chegada do fenômeno.
Ainda de acordo com o Inmet, o ciclone também pode ser chamado de centro de baixa pressão com tendências para a formação de frente fria, com isso também pode proporcionar chuvas e tempo severo na área que se instala. As chuvas em decorrência do ciclone devem chegar a 3 estados, são eles: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, no final de semana.
Na sexta-feira, está previsto o início da chuva em São Paulo, com possibilidade de o mesmo ocorrer no Sul do Rio de Janeiro e no Sudeste de Minas Gerais. O ciclone formado no Rio Grande do Sul promete trazer volumes consideráveis de chuva na sexta e no sábado, conforme indicado pelo orgão. No domingo, a frente começará a se deslocar, atingindo também o Espírito Santo. Na segunda-feira, a instabilidade deverá chegar à Bahia.
Tempo para o fim de semana no país
Conforme informações do Inmet, na Região Norte, são esperadas pancadas de chuva com valores superiores a 70 mm no Amazonas, Pará, Amapá e Tocantins, acompanhadas de possíveis raios, rajadas de vento e trovoadas. No Acre e Rondônia, não se descartam pancadas isoladas. Em Roraima, são previstos acumulados de chuva menores até o final da semana.
No Nordeste, prevê-se ocorrência de pancadas de chuva no Maranhão, Piauí e noroeste da Bahia, com a possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas. Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco também podem registrar chuvas isoladas ao longo da semana.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, espera-se a chegada de chuvas intensas, com volumes superiores a 60 mm, e a possibilidade de raios, rajadas de vento e trovoadas. De acordo com o Inmet, as áreas mais afetadas serão o centro-norte do Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Triângulo e Sul Mineiro. Outras áreas, como Espírito Santo, norte de Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e centro-sul do Mato Grosso, podem ser atingidas por chuvas com acumulados menores.
Na Região Sul, a presença de um sistema de baixa pressão propiciará instabilidades significativas no Rio Grande do Sul, com previsão de tempestades. No Paraná e Santa Catarina, são esperados acumulados menores, mas que podem ultrapassar os 60 mm. Entre os dias 21 e 22, sábado e domingo, a expectativa é de diminuição da chuva na região.