Iniciativa em Teresina promove inclusão social e preservação dos rios

Iniciativa é hoje um dos principais projetos de valorização cultural e de preservação dos rios Poti e Parnaíba, que cortam a capital.

Projeto Teresina Entre Rios | Ravena Lages
Siga-nos no Seguir MeioNews no Google News

Lançado em maio deste ano, o Desafio Teresina Entre Rios é hoje um dos principais projetos de valorização cultural e de preservação dos rios Poti e Parnaíba, cujas águas cortam a capital piauiense.

Por meio de ações que incluem canoagem, inclusão social e cuidado com o meio ambiente, a iniciativa consiste em gerar turismo de base comunitária, um modelo de turismo em ascensão que é desenvolvido por comunidades locais para seus visitantes.

FOTO: Ravena Lages

Os principais agentes mobilizadores do Desafio Teresina Entre Rios são os canoeiros e os pescadores ribeirinhos. Através do projeto, eles recebem capacitação necessária para gerar empreendedorismo que fomenta a economia local e que preserva o meio ambiente.

O pescador José Francisco Silva é um dos participantes do programa. Filho de pescadores, Quantenta, como é conhecido pelos moradores da região no bairro Poti Velho, zona Norte de Teresina, trabalha há mais de 20 anos com a captura e comercialização de peixes do rio Poti. A sua ocupação sempre esteve ligada às condições da água do rio e da movimentação da comunidade nos centros comerciais do bairro.

Pescador, José Francisco Silva explica que projeto valorizou sua profissão | Ravena Lages


O contato com o projeto veio através de um convite do engenheiro Luciano Uchoa, um dos idealizadores do Desafio Teresina Entre Rios.

"Com o convite, eu vi que eu já tinha esse pensamento e a preocupação com a qualidade da água do rio por causa do meu trabalho. Quando fui saber melhor, observei que eles queriam inclusão social e capacitação das pessoas para elas trabalharem com turismo, o que eu acho muito importante e diferente do que já havia aparecido para nós”, contou Quarenta.

Assim que conheceu o projeto, Quarenta participou de uma capacitação em primeiros socorros, treinamento onde ele aprendeu técnicas e procedimentos necessários para salvamento em água. A partir disso, o pescador passou a fazer parte da equipe de canoagem que frequenta os eventos do projeto.

“Por ser pescador, já salvei pessoas do afogamento, mas não sabia das técnicas que aprendi no curso. Isso me deixa mais seguro no momento de transportar uma pessoa e de fazer meu trabalho como pescador. Foi uma atividade que deu mais sentido e valorização para a gente que trabalha aqui todos os dias”, acrescentou.

Valorização dos pescadores como agentes atuantes no turismo

O engenheiro Luciano Uchoa destacou que o Desafio Teresina Entre Rios serve como instrumento de inclusão de pescadores nos grupos que geram turismo e que influenciam na preservação dos rios.

Eles estão nos rios sobrevivendo da pesca e a gente não poderia fazer um evento em um rio sem chamar os pescadores. Mobilizamos várias pessoas, capacitamos e estamos montando uma turma extremamente preparada para movimentar as águas de Teresina e o turismo de base comunitária. Nós já temos pescadores que montaram barcos para fazer renda com o turismo nos rios, também estamos desenvolvendo uma preocupação maior com a limpeza dessas regiões”, falou.

Luciano Uchoa explica mobilização que promove turismo nos rios de Teresina | FOTO: Ravena Lages

O empresário Ulisses Soares coordena o grupo Anfíbios Adventure, entidade que faz passeios e expedições de canoagem pelo Nordeste. Em outubro deste ano, o grupo realizou uma ação conjunta com o Desafio Teresina Entre Rios e propôs uma canoagem em alusão à Campanha de Combate ao Câncer de Mama no rio Poti. Mais uma vez, a atividade contou com o apoio dos pescadores e atletas da canoagem e resultou na reunião de mais de 60 canoas em um único evento.

Luciano Uchoa explica mobilização que promove turismo nos rios de Teresina | FOTO: Ravena Lages

“A prática de esportes aquáticos ainda é um pouco invisível, apesar de vivermos entre rios, mas ela existe. Somos grupos, empresas e várias modalidades que praticam esportes e fazem turismo nos rios de Teresina. O que está mudando é que nós estamos crescendo, somando práticas ambientais e educativas ao longo dos meses e estamos trocando experiências com os pescadores”, comentou.

Iniciativa promove conscientização para preservação do meio ambiente

Luciano Uchoa acredita que por meio do ecoturismo os pescadores ribeirinhos e a comunidade que mora às margens dos rios de Teresina terão mais oportunidades de exercer um trabalho que pode ampliar a percepção econômica local.

“Lançamos essa ideia que já foi abraçada por muitos trabalhadores e o melhor, ela está aliada com a educação ambiental. Fizemos várias ações de conscientização ambiental e de coleta de lixo na beira do rio, inclusive evolvendo toda a comunidade”, disse.

Foto: Ravena Lages

Beneficiando pessoas como José Francisco Silva, o Desafio Teresina Entre Rios ganhou a adesão da comunidade local e visibilidade nacional. O projeto é um dos finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que destaca ações que transformam o turismo no Brasil.

A premiação busca estimular a reflexão sobre o futuro e reforçar a importância do trabalho conjunto para que as metas da Agenda 2030, desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) sejam alcançadas.

Carregue mais
Veja Também
Tópicos
SEÇÕES