Atualizada às 17h28
A iniciativa dos jornais Meio Norte e O Dia em unificar suas capas em uma ação de combate ao coronavírus foi destaque no blog e no perfil do Twitter do Kingth Center Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin (@utknightcenter). CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA
Os dois jornais piauienses foram pioneiros no Brasil ao publicar suas capas iguais com a frase 'PARE PELA VIDA, FIQUE EM CASA" na última sexta-feira (20/03)
Com o título, Pandemia do novo coronavírus cria rara união entre jornais concorrentes na América Latina, a matéria destacou a onda rara de colaboração entre os veículos concorrentes.
No texto, a reportagem afirma que a inspiração veio da Espanha, logo em seguida cinco jornais de Porto Rico compartilharam a mesma capa. Além de México, Argentina, Peru e El Salvador.
Já no Brasil, o jornal destacou que a iniciativa regional veio antes da campanha nacional. “No Brasil, a Associação Nacional de Jornais (ANJ) está articulando uma ação semelhante para a segunda-feira, dia 23 de março. Antes disso, na sexta 20, os dois principais jornais do Piauí, Meio Norte e O Dia, se anteciparam e rodaram a primeira página com os dizeres “Pare pela vida, fique em casa.”
“A receptividade do público tem sido extraordinária. Quando colocamos as postagens das páginas no Facebook e no Instagram, as manifestações foram imediatas, com grande número de compartilhamentos e comentários estimulantes. Embora não busquemos aplauso, mas simplesmente colaborar, ajudar na conscientização sobre a enorme necessidade de isolamento social, ficamos felizes em saber que acertamos. Ser humilde e solidário é o mínimo que podemos fazer”, afirmou ao Centro Knight José Osmando, diretor de jornalismo do Grupo Meio Norte de Comunicação.
Nesta segunda-feira (23/03), outros jornais do país seguiram a iniciativa atráves da campanha da Associação Nacional de Jornais - ANJ e unificaram suas capas em apoio ao combate do coronavírus e à desinformação, que agrava as consequências da doença.