Mesmo com medidas mais rígidas adotadas pela Prefeitura de Teresina para conter a disseminação do novo Coronavírus na capital, o levantamento da Startup Inloco apontou que 42,7% dos teresinenses respeitaram as regras de isolamento social e permaneceram em suas casas, nesta sexta-feira (10).
Ainda de acordo com a base da dados, que realiza o georreferenciamento de smartphones em cidades de todo o território nacional monitorando a localização dos usuários quando se conectam à internet pelo celular, as zonas de Teresina que apresentaram as maiores taxas de isolamento foram a Centro-Norte (43,46%) e Sul (42,37%). Já com os índices mais baixos estão a Leste (42,13%) e Sudeste (39,63%).
Em comparação ao restante do Brasil, Teresina foi a segunda capital a apresentar os melhores índices de isolamento na sexta-feira, ficando atrás apenas de Rio Branco.
As melhores taxas de isolamento social foram registradas nos bairros Cabral (55,10%), Parque Piauí (49,70%), Olarias (49,15%) e Saci (48,80%). No entanto, os bairros Aroeiras (35,46%), Flor do Campo (36,80%), Noivos (37%) e Recanto das Palmeiras (37,45%) apresentaram índices de isolamento mais baixos.
A Prefeitura de Teresina tem endurecido as medidas de isolamento social nos finais de semana. O objetivo é alcançar uma melhora nos índices e evitar a propagação em massa do novo coronavírus na capital e preparar a cidade para a reabertura gradual das atividades econômicas. Neste sábado (11) e domingo (12) podem funcionar apenas farmácias e drogarias; serviços de saúde; serviços de segurança e vigilância; serviços de delivery exclusivamente para alimentação pronta e situações comprovadas de urgências e emergências.
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), nesta sexta-feira (10), Teresina totaliza 11.886 pessoas infectadas e 505 mortes pelo Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram 471 novos casos sete óbitos causados pela doença.