Em entrevista concedida ao programa da Rádio Jornal Meio Norte, Banca de Sapateiro, na manhã desta quinta-feira (24), o deputado estadual Marden Menezes (PSDB), falou sobre seu indicativo de Lei apresentado na Assembléia Legislativa do Piauí nesta semana, que visa a descentralização do atendimento de profissionais de saúde no Piauí e uma maior expansão no interior do estado.
Segundo o deputado, essa matéria foi estudada e analisada pela equipe do Sindicato dos Médicos do Piauí (SIMEPI), tendo como objetivo principal buscar mecanismos para descentralizar o serviço de atendimento de saúde e buscar uma maior expansão dos profissionais nos municípios do estado. “O grande problema da saúde no Piauí é o não atendimento no interior. As pessoas ainda continuam tendo que fazer despesas absurdas para virar a capital”, explica o deputado.
Em suma, o projeto visa a prática da interiorização no estado, fazendo com que esses profissionais fiquem nas cidades nas quais são concursados. De acordo ainda com o deputado, se houver a lógica do estímulo a gratificação pela interiorização, haverá uma maior fixação desses profissionais nesses municípios.
“Com o melhor atendimento no interior, diminui uma série de despesas como gasolina, transferência de pacientes, ambulância , diárias e uma série de outras despesas, que o somatório delas dá um valor muito maior do que o estabelecimento dessa política de gratificação”, afirma.