Uma brasileira servindo nas Forças de Paz da República Centro-Africana e uma indiana que recentemente completou sua missão no Sudão do Sul foram anunciadas como vencedoras do Prêmio de Defensoras Militares da Igualdade de Gênero da ONU 2019.
A capitão de fragata Carla Monteiro de Castro Araújo, oficial da Marinha brasileira trabalhando na Missão de Estabilização Multidimensional Integrada das Nações Unidas na República Centro-Africana (Minusca, na sigla em inglês), e a major Suman Gawani, do exército indiano, uma observadora militar que serviu na Missão das Nações Unidas no Sudão do Sul (Unmiss), receberão o prêmio durante cerimônia online presidida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, na sexta-feira (29).
FOTO: Divulgação_Minusca_Unmiss
Este é o segundo ano consecutivo em que uma brasileira ganha a premiação. No ano passado, Marcia Andrade Braga foi premiada por seu trabalho em 2018, também na República Centro-Africana. A data da entrega do prêmio marca o Dia Internacional das Forças de Paz da ONU.
“Este prêmio é um reconhecimento pelo trabalho de equipe envolvendo a força da Minusca e o componente civil. É muito gratificante para mim e para a Missão ver nossas iniciativas dando frutos”, afirmou a brasileira após receber a notícia da premiação.